Passageiro

Perguntas Frequentes

O SERVIÇO

  • Esse é o aplicativo de táxi oficial da Prefeitura de São Paulo. Ele oferece a toda população um serviço digital que assegura qualidade e segurança para os usuários do serviço de táxi de São Paulo.

  • O SPTaxi possibilitará uma corrida mais barata para o passageiro, pois os taxistas poderão aplicar descontos de 10% até 40%. Além do preço, o passageiro terá a segurança de utilizar táxis operados por condutores credenciados e que passam pelas rigorosas vistorias da Prefeitura.

  • Sim, o aplicativo mostra o ponto de origem, o destino e a melhor rota. Se o destino não tiver sido informado, irá mostrar o ponto de origem.


  • COMO INSTALAR

  • Acesse a loja da Google, procure pelo aplicativo SPTaxi e faça o download para o seu celular.

  • A versão iOS será disponibilizada futuramente.

  • Ao acessar o aplicativo, você entrará na tela de login, que é onde se tem acesso ao sistema. Para isso, é necessário preencher o cadastro com seus dados. Clique em “Cadastre-se” e preencha seus dados: nome completo, nome de apresentação (será exibido ao condutor), CPF, número do telefone celular, e-mail e senha. Ao finalizar o processo você será redirecionado para a tela de login.


  • CADASTRO

  • Seu login é o e-mail que você informou no momento em que se cadastrou.

  • Não. Uma vez feito o login não será mais necessário fazê-lo novamente , exceto quando o aplicativo é desinstalado do celular, instalado em outro celular, os dados forem apagados do aplicativo, quando houver uma atualização no aplicativo ou quando encerrar o aplicativo no celular.

  • Utilize a função “Esqueci a senha” na tela de login. Você deverá fornecer o e-mail que usou para se cadastrar no SPTaxi. Em seguida você receberá uma mensagem no e-mail que forneceu ao se cadastrar. Ao clicar em um botão nessa mensagem, você poderá alterar sua senha. Depois retorne à tela de login do aplicativo e use o seu e-mail (login) e a nova senha para entrar no SPTaxi.


  • PRIMEIRA VIAGEM

  • Solicitar uma corrida no SPTaxi é fácil e rápido, usando apenas o aplicativo no celular. Veja como fazer:

    • Depois de feito o cadastro, na tela inicial confira o local onde você está e indique para onde deseja ir, digitando o endereço de destino;

    • Em seguida, clique em “Avançar”;

    • Aparecerá a quantidade de taxistas na região, bem como os descontos que eles oferecem;

    • Depois de informado seu endereço corretamente e selecionada a faixa de desconto desejada, confirme. Com base nessas informações dadas (origem e descontos), o SPTaxi vai procurar o taxista mais próximo.


  • DETALHES DA CORRIDA

  • O aplicativo pega sua localização atual pelo GPS e sugere essa localização como ponto de origem do pedido de táxi.

  • Você pode alterar a origem informando o endereço de onde você quer iniciar a sua corrida. Aperte no nome do endereço que está sendo mostrado para alterá-lo.

  • Sim, no entanto não será possível fazer uma estimativa do tempo de chegada e de valor a ser cobrado até o destino.

  • Sim, mas apenas diretamente ao taxista antes da corrida ser iniciada, para que ele coloque essa informação no aplicativo dele. Caso deseje informar o caminho para obter uma estimativa do tempo de chegada e preço, você pode cancelar o pedido atual e fazer outro com essa informação.

  • O aplicativo irá cancelar seu pedido automaticamente e você poderá fazer um novo pedido.

  • Não é possível ao passageiro alterar o destino depois de confirmada a corrida. Apenas o taxista pode fazer isso. Informe para ele a nova rota desejada que ele indicará isso no aplicativo.

  • A qualquer momento antes de iniciar a corrida. Mas evite ao máximo essa ação para que tanto os passageiros quanto os taxistas tenham uma melhor experiência do serviço prestado.


  • PAGAMENTO E DESCONTO

  • Sim. O aplicativo irá disponibilizar as faixas de descontos praticadas pelos taxistas no momento do pedido. Você poderá escolher o desconto da corrida e avaliar o número de taxistas disponíveis para cada faixa de desconto.

  • Não. O aplicativo apenas dará uma estimativa do valor. O valor final será aquele calculado pelo taxímetro, com os devidos descontos (se houver).

  • Não. Não está disponível o pagamento com cartão de crédito ou débito via aplicativo. Caso o passageiro opte pelas opções de pagamento via Cartão de Crédito ou Débito disponível no aplicativo, esse deverá ser feito diretamente ao taxista em sua “maquininha”.

  • O cálculo do trajeto não é um preço fechado, e existem duas variáveis que influenciam os valores estimados das corridas:

    - Trajeto feito
    O valor estimado é dado pelo percurso sugerido pelo GPS do app, geralmente o Waze ou o Google Maps. Caso o trajeto seja diferente, o valor também mudará.

    - Tempo de percurso
    O trânsito e outros fatores podem fazer com que o tempo de percurso seja maior, alterando assim o valor final da corrida.

  • Os descontos podem chegar a até 40% em cima do valor total da viagem.

  • O desconto é informado ao passageiro no momento em que ele faz o pedido da corrida. Ao abrir o aplicativo e indicar o local de destino, aparecerá no celular o número de taxistas próximos a ele e as faixas de desconto por eles praticadas.

  • Não. O pagamento somente será feito ao final da corrida, diretamente ao taxista, por meio de dinheiro ou por cartão de débito/crédito. De acordo com a lei, os taxistas são obrigados a ter as maquininhas que aceitam pagamento por cartão.


  • AVALIAÇÃO DO SERVIÇO

  • Você pode avaliar atribuindo de 1 a 5 estrelas.

  • Não. No entanto, ao avaliar você estará ajudando a melhorar o SPTaxi e o serviço prestado de táxis da cidade de São Paulo como um todo.

  • Não. A sua nota e avaliação serão dadas anonimamente e não ficarão disponíveis para o taxista.

  • A avaliação dos taxistas servirá para uma possível pontuação: os taxistas melhor avaliados terão vantagens, como poder trabalhar em grandes eventos, seja um show ou um jogo de futebol, além de poder ser reconhecidos pelo bom trabalho prestado e pelo exemplo à categoria. Os taxistas com piores avaliações poderão passar por treinamento e reciclagem.

  • Pelo telefone 156 ou pelo SP156, o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo.


  • SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Certifique-se de que não está ocorrendo nenhum dos seguintes problemas:

    • A conexão com a internet que você está usando pode estar com problemas. Se estiver utilizando apenas dados móveis (3G ou 4G), tente conectar em alguma rede wi-fi;

    • Verifique se o GPS do seu celular está ativado;

    • Veja se há alguma atualização pendente do aplicativo na Google Play Store (se o celular for Android) ou Apple Store (se for sistema iOS).

  • O SPTaxi tem como sua principal preocupação a segurança daqueles que fazem uso do aplicativo. Caso haja diferença entre o carro ou o motorista que foi indicado no aplicativo e aquele que foi buscá-lo(a), não embarque e entre em contato pelo telefone 156 ou portal 156.

  • As estimativas podem variar de acordo com a rota que o taxista fizer ou com o trânsito que houver nas ruas, que pode fazer a viagem demorar mais. A partir dessas variáveis, o valor final da corrida pode ser abaixo ou acima que a estimativa inicial. Se o valor da tarifa for muito superior ao que indicou o aplicativo no momento da solicitação do SPTaxi, entre em contato com o 156.

  • Não há problema. Ao perceber que você esqueceu ou que possa ter perdido algum objeto no táxi, entre em contato com o 156 e informe a placa do táxi e o objeto perdido.

  • Você pode se comunicar com o motorista através de canais disponibilizados via aplicativo.

  • Quem paga pelo pedágio é o próprio passageiro, que poderá pagar em dinheiro no momento do pedágio ou ao final da corrida, diretamente para o taxista. Isso vai depender do acordo prévio entre o passageiro e o motorista.